sábado, 25 de junho de 2011

ARTE CLÁSSICA - RENASCENÇA OU RENASCIMENTO

Como apreciador fervoroso do período renascentista, humildemente, procurei reproduzir para meu acervo pessoal, alguns quadros de gênios que me impressionam muito pela perfeição de suas obras, dentre eles, Guido Reni, Hans Von Aachen, Alessandro Allori, Caesar van Everdingen e outros...

Renascimento foi um período da história marcado por significativas mudanças culturais, ideológicas e científicas, ocorrido entre fins do século XIII e meados do século XVII. De uma forma geral, podemos dizer que a principal característica deste movimento foi o humanismo. Desta forma, o homem passou a se enxergar não simplesmente como um observador do mundo criado por Deus, mas sim como a principal expressão do mesmo.

ACERVO PESSOAL
Reproduções em Acrílico Sobre Tela

O Rapto de Djanira obra de Guido Reni – por Carlos França


 
Arcanjo Miguel de Guido Reni – por Carlos França


Baco menino de Guido Reni – por Carlos França


Baco de Hans Von Aachen – por Carlos França


Baco com duas ninfas e o cupido de Caesar van Everdingen – por Carlos França

Baco: deus romano do vinho e das festas
 
Na mitologia romana, Baco era o deus do vinho, das festas, do lazer, do prazer e da folia. Filho do deus Júpiter (deus do dia) com a mortal Sêmele, Baco era considerado pelos romanos como um amante da paz e promotor da civilização.
 
De acordo com a mitologia romana, Baco ao tornar-se adulto descobriu a forma de extrair o suco da uva e produzir o vinho. Com inveja, a deusa Juno (Hera no panteão grego) transforma Baco num louco a vagar pelo mundo. Ao passar pela Frigia, foi curado e instruído nos rituais religiosos pela deusa Cibele.
 
Na mitologia grega, o equivalente ao deus Baco era Dionísio.


Venus e o Cupido de Alessandro Allori – por Carlos França

Nenhum comentário:

Postar um comentário